7º ano C e D
26 - D
27 - C
28 - A
29 - C
30 - D
Capítulo 4 - A Baixa Idade Média europeia
(30 de Junho) Boa tarde alunos!
Segue um roteiro para pesquisa.
- Realize uma pesquisa sobre as "Transformações culturais" (conforme páginas 92,93 e 94)
-
Olá turma!
Hoje (13 de junho) iremos fazer uma breve pesquisa sobre A formação das monarquias centralizadas.
- use um site de busca.
- faça um pequeno comentário sobre o assunto e assine com seu número, turma e escola (eemm).
Boa pesquisa.
...............................................................................
Neste momento iremos dar início a nossa pesquisa sobre Reforma Protestante.
Click no link abaixo e siga todas as orientações para execultar o trabalho em equipe.
Achei muito interessante porque nos informa que foi usado o poder da centralização para conter a revolta dos componezes.Também nos informa os fatores que enfraqueceram a nobreza feudal, sendo uma delas a Guerra das Duas Rosas e com o enfraquecimento da nobreza feudal fortaleceu o poder real
ResponderExcluir19-12,7ºc, E. E. Maria de Magalhães
Nos entendemos que no final da Idade Media começou o comercio, que ouveram revoltas entre os camponeses e burgueses.
ResponderExcluirOs burgueses tinham muito poder mais não podiam fazer nada pois eles ia prejusticar eles mesmos e os nobres.
Com a mudança do sistema político foram formuladas teorias renascentistas, que eram difundidas pela imprensa e que justificavam a centralização do poder real, enfraquecendo a influência da Igreja nos assuntos políticos.
e as mudanças foram continuando ao passar do tempo.
Escola: eemm
Alunas: 04-25
Turma: 7°ano C
Os senhores feudais e clero detiam a monopolio riquesa.
ResponderExcluir12,7 ano C. E.E.M.M - Nos entendi que a monarca se estendeu num territorio definido por limites e traços culturais. OS comerciantes surgiram quando enquanto a classe social interresou - se num regime centralizado
ResponderExcluireu achei interessante sobre o poder descentralizado , mudanças no século XI, quando a moeda pasou a ser outra forma de pagamento ou troca ,a fragmentação do poder politico ,e a burquesia que passou apoiar o rei .
ResponderExcluiralunos 30 e 31 7ºc E.e. M.m.
isto e uma coisa muito boa para nos aprende um pouco mais de historia.Apesar de ser muito ruim em historia.
ResponderExcluir"Forma de organização política que dá origem aos Estados nacionais europeus, a partir do século X, como decorrência do renascimento comercial e urbano e da crise do feudalismo. Caracteriza-se pelo fortalecimento do poder real, que passa a se estender por toda a nação. A formação das Monarquias nacionais européias é um processo lento e desigual, marcado por revoluções, guerras civis, disputas territoriais e conflitos com a Igreja."
ResponderExcluirAssim achamos interessante, pois isso é um grande acontecimento na historia
n°16-7° ano (D) E.E.M.M
n°15-7° ano (D) E.E.M.M
Com o surgimento das cidades e o enfraquecimento do poder da nobreza, a figura do rei ganha importância. Ele passa a centralizar o poder político e a estender sua soberania sobre toda a nação definida na Idade Média como unidade lingüística, religiosa, cultural e histórica dentro de determinado território isso ai eo que nois intendemos sobre como se deu a formação das mornarquias centralizadas na america
ResponderExcluiralunos 19 e 13 do 7ºD E.e.M.m
nos aprendemos que:No final da Idade Média a economia auto-suficiente e o poder descentralizado típicos do feudalismo foram gradualmente substituídos por uma economia comercial e pelo poder centralizador dos soberanos,
ResponderExcluiralunos:18 e 21 7D eemm
Nos aprendemos muitas coisas enteressantes espero que o blog continue assim e no
ResponderExcluirs fasamos parte dele.
alunos 31 e 4 7dE.E.M.M
eu achei muito interessante pq nos explica sobre como a
ResponderExcluireuropa deixou o feudalismo e começaram a se formar os primeiros paises. Eles eram comandados por reis ( absolutismo - FORMAÇAO DE MONARQUIAS CENTRALIZADAS). O RENASCIMENTO contribuiu para o absolutismo pois valorizava o idioma nacional e o proprio humanismo defendendo a necessidade de um poder unico que comandasse toda a naçao.
Nesse meio tempo as cidades cresciam e a populaçao tambem. Isso trouxe mts doenças (derivadas da má higiene), a fome ( derivada do crescimento demografico) e a necessidade de mais ouro e prata ( quanto mais comercio, mais dinheiro era preciso). Esses fatores deram consequencia às navegaçoes e ao contato com novos lugares. Os europeus começaram a comercializar com a India pelo mar mediterraneo. E foi assim que deu origem ao MERCANTILISMO.
Isto é muito bom para nós aprendermos como eles viviam antigamente na decada de 70, adorei beijinhos
ResponderExcluirby: chauane e ianessa
No final da Idade Média a economia auto-suficiente e o poder desentralizadoNo final da Idade Média a economia auto-suficiente e o poder descentralizado típicos do feudalismo foram gradualmente substituídos por uma economia comercial e pelo poder centralizador dos soberanos, originando as monarquias nacionais centralizadas, para atender aos interesses dos reis e da burguesia em ascensão
ResponderExcluir24eemm7D e 10eemm7D
24eemm7D e 10eemm7d
eu luiz carlos ferreira neto e gabriel Marques achamos que essa materia e muito importante para nós la frente nos comseguimos emprego melhores do que hoje e para ser alguem melhor na vida precisamos de estudo!
ResponderExcluirnos aprendemos que:No final da Idade Média a economia auto-suficiente e o poder descentralizado típicos do feudalismo foram gradualmente substituídos por uma economia comercial e pelo poder centralizador dos soberanos,
ResponderExcluiraluna 01e 06 7d E.e.M.m
Eu achei interasante a forma de organização política que dá origem aos Estados nacionais europeus, a partir do século X, como decorrência do renascimento comercial e urbano e da crise do feudalismo.
ResponderExcluireu achei que o rei não subordinava a nobreza e a igreja.
ResponderExcluir32 7d eemm
05 7d eemm
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirapartir da idade media muitas coisas foram mudadas,principalmente as formas de pensar.e a vida moderna é alimentada,pela crescente modernização.
ResponderExcluirnumeros:19 e 21
A Baixa Idade Média é o período da Idade Média que estende-se do século XI ao século XV.
ResponderExcluirEsse período é caracterizado pelo momento histórico de crise do modo de produção feudal e das relações econômicas, sociais e culturais a ele relacionadas, isto é, a derrocada do mundo medieval.
A partir do século XI, a Europa passa por um período de relativa paz, explicada pela diminuição ou até mesmo pelo fim das invasões bárbaras. Nesse contexto de estabilidade a Europa assiste um verdadeiro surto demográfico, mediante ao crescimento populacional. Nesse panorama, podemos destacar dois importantes acontecimentos: marginalização dos servos "excedentes" e de nobres sem terra (vítimas do direito de primogenitura); e diante da relativa paz do momento os feudos perdem, em parte, a razão de sua existência, pois eles (os feudos) foram criados a fim de garantir segurança diante das invasões bárbaras no período de desmembramento do Império Romano.
Alunas:Iara Ap. De oliveira
e Tainara S. Pereira Gonçalves
7ano C
Tema: Baixa Idade Media
ResponderExcluirA Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que as principais características da Idade Média, principalmente o feudalismo, estavam em transição. Por Exemplo, é uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase.
Mudanças na forma de produzir
O século XIII representou uma época de avanços tecnológicos na área agrícola.
Turma: 7ºano C
Nos entendemos que no final da Idade Media começou o comercio, que ouveram revoltas entre os camponeses e burgueses.
ResponderExcluirOs burgueses tinham muito poder mais não podiam fazer nada pois eles ia prejusticar eles mesmos e os nobres.
Com a mudança do sistema político foram formuladas teorias renascentistas, que eram difundidas pela imprensa e que justificavam a centralização do poder real, enfraquecendo a influência da Igreja nos assuntos políticos.
e as mudanças foram continuando ao passar do tempo
A Baixa Idade Média é o período da história Medieval que vai do século XIII ao XV. Corresponde a fase em que as principais características da Idade Média, principalmente o feudalismo, estavam em transição. Ou seja, é uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase.
ResponderExcluirIara e Tainara
7anoC :D
Eu achei enteressante sobre resnacimento comercial, e a eduação que recebeu destaque,em filosofia e religião o santo que mais destacou foi Tomás de Aquino,a usura que foi uma práticaentre os mercadores,e o tomismo que defendia um lado.
ResponderExcluirAlunos 7 e 30 ,E.E.M.M.,7 C
Emtendi sobre as transformações culturais que a educação passou a receber destaque, tiveram reflexos também no campo da cultura, as manifestações artísticas ganharam impulso renovado e que foram fundadas escolas leigas com diciplinas alternativas.
ResponderExcluirAlunos:Yago e Gabriel Augusto.(06 e 31) E.E.M.M 7C
Ithala e Leticia diz:
ResponderExcluirA partir do século XI, a Europa passa por um período de relativa paz, explicada pela diminuição ou até mesmo pelo fim das invasões bárbaras. Nesse contexto de estabilidade a Europa assiste um verdadeiro surto demográfico, mediante ao crescimento populacional.Baixa Idade Média é o período da Idade Média que estende-se do século XI ao século XV.
Esse período é caracterizado pelo momento histórico de crise do modo de produção feudal e das relações econômicas, sociais e culturais a ele relacionadas, isto é, a derrocada do mundo medieval.
Bianca e Rayssa (02) (27)
ResponderExcluirNos achamos muito interessante fala sobre as transformaçoês politicas sociais ocorridas na passagem da Alta para Baixa Idade Medida.Onde foram fundadas varias ecolas leigas com metodos e diciplina alternativa...
E.E.M.M 7C
A idade media é um período que durou do seculo XIII ao XV.
ResponderExcluirOuveram revoltas entre os camponeses e burgueses.O século XIII foi marcado também pela diminuição nas guerras , foi época de avanços tecnológicos na área agrícola.
Nº: 8,13,18. E.E. ,Maria de Magalhães .7°C